O Inbound Marketing é uma metodologia de Marketing Digital com foco em resultados. Seus passos e ações são divididos em etapas de um processo maior, que formam o que chamamos de funil de vendas, ou em alguns casos, funil do marketing. O funil divide os estágios que um potencial cliente deve passar até o momento de compra: Atrair, Converter, Relacionar, Vender, Analisar e Reter.

Conheça cada etapa do funil de compra:

ATRAIR

A primeira fase é atrair novos leads e potenciais clientes, fazendo com que eles cheguem até a sua empresa de maneira espontânea, mas não basta chamar a atenção de qualquer pessoa, é preciso atrair leads qualificados (possíveis clientes), que realmente tenham interesse nos seus produtos ou serviços.

CONVERTER

Assim que você atinge um bom volume de visitantes, chega a hora de transformar potenciais leads em leads de verdade, é a hora de colocá-los no funil de vendas, e para fazer isso, você precisa conseguir o máximo de informações de cada um deles, com foco especial no endereço de e-mail.

RELACIONAR

Depois que um visitante vira Lead, é necessário nutri-lo até que ele esteja “pronto” para realizar uma compra, esse processo consiste no envio de e-mail marketing, newsletters e conteúdos que despertem a atenção dele e o preparem para receber uma abordagem da equipe comercial ou receber uma proposta direto no e-mail.

VENDER

O Lead finalmente está preparado para fechar uma venda depois que ele já foi nutrido por e-mails e conteúdos específicos, o fazendo reconhecer que tem um problema e considerar uma solução (produto/serviço) por isso, o próximo passo é explicar para ele porque a sua empresa é a melhor opção e porque ele deveria fazer negócio com ela, o próprio fluxo de conteúdos que ele recebe desde a primeira etapa até aqui, vai mostrar a autoridade da empresa dentro do seu segmento. Nessa etapa, os materiais podem ser cases, depoimentos de clientes, apresentações de resultados e até mesmo estratégias off-line, como reuniões e ligações diretas via telefone.

ANALISAR

Esse momento é o essencial do funil de vendas, presente em todas as suas etapas como forma de entender e aperfeiçoar ações para manter a máquina de vendas com bom funcionamento.

Essas são as etapas do Inbound Marketing, que está revolucionando a maneira com que marcas e consumidores interagem, o Marketing de Atração é uma excelente maneira de conquistar novos clientes sem comprometer a sua orçamento de comunicação.

Texto referência:

https://www.hostgator.com.br/blog/inbound-marketing-etapas-novos-clientes/
https://www.simber.com.br/erp/blog-359-o-inbound-marketing-e-suas-cinco-etapas

 

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