03
dez 2019
MUNDIAL DE CLUBES DE VOLEIBOL FEMININO DE 2019
O Campeonato Mundial de Clubes de Voleibol Feminino de 2019 será a décima terceira edição do torneio organizado anualmente pela FIVB!
O torneio começou hoje e promete ser um dos mais equilibrados últimos anos, isso porque essa edição irá contar com a participação de dois times da China, dois da Turquia, dois da Itália e dois do Brasil. Ou seja, as quatro principais ligas do mundo sendo representadas com equipes recheadas de estrelas.
Os representantes do nosso país são os mesmos do ano passado: Dentil/Praia Clube e Itambé/Minas Tênis Clube. O time brasileiro vai enfrentar uma certa dificuldade nessa edição, por conta da qualidade técnica dos adversários e da perda de peças importantes.
Infelizmente, já tivemos duas derrotas das equipes brasileiras na abertura do Mundial:
- O Itambé/Minas, atual vice-campeão mundial, foi superado pelo anfitrião Guangdong Evergrande por 3 sets a 1, parciais de 25-22, 28-26, 23-25 e 25-22.
As opostos Bruna Honório e Sheilla foram os destaques da equipe, com 15 e 14 pontos, respectivamente. Pelo time chinês, a russa Kosheleva, ex-Sesc, fez 28 pontos. - O Dentil/Praia Clube foi superado pelo Vakifbank, da Turquia, atual campeão do mundo, em sets diretos, parciais de 27-25, 25-20 e 25-20.
A dominicana Brayelin Martinez foi o destaque do time de Uberlândia, com 22 pontos marcados, mesmo número da sueca Haak, do Vakifbank. A brasileira Gabi, reforço do time turco para a temporada, somou 12.
Com os resultados, os times brasileiros estão obrigados a vencer na próxima rodada para continuar sonhando com a classificação para as semifinais, e ambos não terão vida fácil.
O Minas volta à quadra na manhã desta quarta-feira, quando enfrenta o Eczacibasi, da Turquia, às 6h. O time turco, comandado por Marco Aurélio Motta e com Natália como reforço, também precisa vencer pois perdeu na estreia para o Conegliano, da Itália. Será vida ou morte para ambos.
Quem pode ajudar o Minas para se manter na competição é a central Thaisa. Reforço da equipe para a temporada, a bicampeã olímpica tem apresentado um voleibol de alto nível neste início de Superliga. A jogadora mostrou estar totalmente recuperada da lesão de joelho que a tirou das quadras em 2017. Thaisa tem experiência em mundiais, pois já foi campeã com o Osasco e com o Eczacibasi. Essa bagagem vitoriosa será fundamental para ajudar a equipe mineira a ir longe em Shaoxing.
Já o Praia jogará na quinta-feira, às 9 horas, contra o Tianjn, da China, da estrela chinesa Ting Zhu.