A HISTÓRIA DE BERNARDINHO

 

Bernardo Rocha de Rezende, conhecido como Bernardinho, é o maior campeão da história do voleibol, acumulando mais de 30 títulos importantes em vinte anos de carreira dirigindo as seleções brasileiras feminina e masculina.

Como jogador, atuou de 1979 a 1986, defendendo times do Rio de Janeiro. Em 1988, parou de jogar, começando a carreira de treinador como assistente-técnico de Bebeto de Freitas, nas Olimpíadas de Seul. Dois anos depois, treinou a equipe feminina do Peruggia, na Itália, onde ficou até 1992. No ano seguinte, dirigiu a equipe masculina do Modena. Em seguida, Bernardinho retornou ao Brasil e, em 1994, assumiu o comando da seleção feminina brasileira adulta até 2000.

A partir de 2001, Bernardinho assumiu o comando da seleção masculina de vôlei, levando o Brasil a conquistar mais de 20 titulos, sendo os mais importantes: o octacampeonato da Liga Mundial, o tricampeonato Mundial de Vôlei (2002, 2006 e 2010), a medalha de ouro na Olimpíada de Atenas 2004, a prata em Pequim 2008 e em Londres 2012. A medalha de ouro mais recente é das Olimpíadas do Rio-2016.

Ao todo, o nosso técnico conquistou a incrível marca de 5 títulos olímpicos ao longo de sua carreira.
Além disso, o êxito nas quadras fez do técnico um palestrante altamente requisitado. Bernardinho desenvolveu a “Roda da Excelência”, onde dispõe valores como trabalho em equipe, liderança, motivação, perseverança e outros conceitos comuns a manuais de recursos humanos.
Não é à toa que Bernardinho é conhecido como um dos melhores técnicos do mundo, sendo um exemplo a ser seguido pelas novas gerações.

 

Para ficar por dentro do mundo do esporte nos acompanhe em nosso Instagram e Facebook.

Volte para a página inicial.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *