O momento esporte desta sexta-feira é mais do que especial, e dedicado 100% à força e espaço que as mulheres vêm conquistando no esporte!

A casa do Santos Futebol Clube, ou Vila Belmiro, como é mais conhecida, é um lugar histórico e de muitas glórias para o Alvinegro Praiano. Apesar de não ter uma capacidade enorme como acontece nas modernas arenas, a Vila é tida como um alçapão, que possibilita uma proximidade da torcida com o time, que incentiva a equipe e pressiona o adversário a todo o momento.

Na última semana, a Vila Belmiro presenciou um acontecimento histórico para o time e também para todo o mundo do esporte. Pela primeira vez, o maior público do ano na Vila foi em um jogo do futebol praticado por mulheres! O público se mobilizou e compareceu em peso para apoiar as “sereias da Vila”, apelido carinhoso dado ao time feminino do Santos Futebol Clube.

O recorde de público aconteceu na terça-feira, quando Santos e Corinthians disputaram a primeira partida da final do Campeonato Paulista de 2018, e contou com a presença de 13.867 pessoas, número que superou o recorde anterior, de 13.488 pessoas no jogo entre Santos x São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro masculino. E se a torcida fez bonito fora de campo, o time também correspondeu dentro das 4 linhas: venceu o Corinthians por 1×0.

É válido destacar que o time masculino do Santos teve muitas partidas disputadas em campeonatos importantes este ano na Vila, como a Libertadores da América e a Copa do Brasil, e mesmo assim o recorde aconteceu no futebol feminino. Este feito é de extrema importância para destacar o quanto a mulher tem conquistado seu espaço não só no futebol, mas também em todos os esportes, e na sociedade. Foi possível observar crianças, adultos, idosos, mulheres, homens e famílias todos juntos, abraçando a causa do futebol praticado por mulheres e prestigiando as meninas dando um show em campo.

A ex atacante santista e da Seleção Brasileira, Aline Pellegrino falou sobre a sensação de ver a torcida comparecendo em grande quantidade para os jogos do futebol feminino:
“Quando o estádio está cheio assim, não tem como as jogadoras não sentirem. Ainda mais no futebol feminino, que não é todo dia que temos um estádio cheio assim para jogar. É muito legal ver isso, mostra que estamos evoluindo e vai aumentando o sarrafo, para que no ano que vem a gente possa conquistar ainda mais.”

O jogo inclusive aconteceu uma semana depois da eleição da rainha brasileira Marta como melhor jogadora do mundo pela 6° vez, o que a tornou a maior vencedora do prêmio em toda a história, entre ambos os sexos, e reforçou o espaço que as mulheres têm ocupado no futebol.
Parabéns a toda torcida santista, e a todas as mulheres, que diariamente superam grandes desafios e demonstram a sua capacidade de serem exemplos dentro e fora de campo. Lugar de mulher é onde ela quiser estar, inclusive no futebol!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *