11
set 2018
Momento Esporte: Iguais por natureza!
Na última semana a WSL (World Surf League) comunicou, através da campanha “Equal by Nature” que a partir de 2019 todos os campeonatos organizados por eles terão premiação igual, para homens e mulheres. Com tal feito, a WSL é a primeira e única liga global sediada nos Estados Unidos a equiparar a premiação em dinheiro entre os gêneros.
Esse é um grande passo para a evolução e o reconhecimento do esporte feminino não só no surfe, mas em todas as modalidades. Várias atletas se posicionaram sobre o feito, todas muito satisfeitas e orgulhosas com a decisão tomada pela entidade. Atual líder do ranking Stephanie Gilmore, escreveu um texto no The Players’ Tribune exaltando sua satisfação. “Hoje, eu sinto orgulho de ser surfista. Bem, eu sempre sinto orgulho, mas hoje é um pouco diferente, hoje algo especial está acontecendo”.
Brazilian Storm segue voando
Na última semana ocorreu também a oitava etapa do Circuito Mundial, que entrou para a história por ser a primeira etapa disputada em ondas artificiais. Isso porque a etapa foi no Surf Ranch, um rancho com ondas artificiais construído pelo Kelly Slater em Lemoore, Califórnia.
Os surfistas aproveitaram a piscina de ondas para exibir seus repertórios de manobras, muitas rasgadas e aéreos puderam ser vistos pelo público que compareceu em peso ao local do evento.
No feminino, a havaiana Carissa Moore levou a melhor e venceu na final a líder do ranking Stephanie Gilmore por 17,80 (somatório 8,60 e 9,20) contra 16,70 (7,83 e 8,87). A australiana Stephanie continua na liderança do ranking com 61,175 pontos, já a tricampeã Mundial Carissa está em quarto com 41,235 pontos.
Já no masculino os brasileiros seguem voando. A final do Ranch foi disputada entre Filipe Toledo e Gabriel Medina. O surfista de Maresias levou a melhor e venceu por 17,86 (8,73 e 9,13) contra 17,03 (9,80 e 7,23) de Filipinho.
Esse foi o segundo título do ano de Medina, que havia vencido a etapa anterior do Taiti. Com isso Filipe Toledo continua na ponta do ranking com 49,785, Gabriel Medina está em segundo com 45,685, Italo Ferreira está em quarto com 31,825 pontos. Das 8 competições disputadas nesse ano, 7 foram vencidas por brasileiros, uma marca histórica para o esporte.
Agora a competição segue para a Europa, onde irão ocorrer a chamada perma europeia, com duas etapas no continente (França e Portugal), Gabriel Medina é o atual campeão das duas e tem grandes chances de conquistar o bicampeonato de ambas as etapas.