Com a quarentena imposta pela pandemia do coronavírus, principalmente os apaixonados por esportes, como eu, muitas vezes nos vimos parados em frente a tv “caçando” algum conteúdo relevante para assistirmos, certo? Já vimos reprise das finais de várias copas do mundo de futebol, reprises de jogos olímpicos e até jogadores de futebol fazendo torneios on-line com narração e transmissão de tvs.

Em meados de Abril, nos deparamos com um grande documentário lançado mundialmente pela Netflix chamado “Last Dance” (traduzido para o português como O Último Arremesso), e para quem é fã de esporte a busca acabou!

O documentário conta a história do 6º título da NBA do Chicago Bulls, considerado por muitos, o maior time da história desta Associação, através da narrativa do seu maior astro, Michael Jordan e de alguns atletas que estiveram na equipe ou que enfrentaram a mesma na época.

O interessante do documentário, que para contar a trajetória do 6º e último título dos Bulls, ele passa pelas 5 primeiras conquistas, fazendo uma linha do tempo e contando detalhes das histórias, muitas vezes polêmicas por trás da franquia, como quando Jordan em seu primeiro ano nos Bulls flagrou seus companheiros de equipe no hotel com drogas, bebidas e mulheres em plena temporada.

Evidentemente a história do título da temporada 97/98 , assim como das outras conquistas se confunde com a própria história de seu maior astro, MJ, contando como chegou a Chicago e como a equipe era, e como seu espírito vitorioso logo contagiou todos que por ali passaram. Jordan inspirava, transpirava, mas principalmente tinha uma obsessão pela vitória que muitas vezes extrapolava os limites de sua liderança, como quando em um treino chegou até a agredir seu companheiro de equipe Steve Kerr, hoje atual treinador do Golden State Warriors. Michael era implacável não só com seus adversários mas também com seus companheiros que relatam, em muitos momentos dos 10 episódios da série terem até “medo” de sua personalidade e de suas cobranças. Legal também observar o case de marketing esportivo de MJ com a Nike, talvez a pioneira e até hoje a maior desta área!

Uma série que traz os bastidores de uma equipe extremamente vitoriosa que encontrou muitas dificuldades e situações que poderiam ter tirado o foco principal da franquia, que eram os títulos. Uma série que mostra que independentemente de se ter um astro, é necessário um trabalho coletivo enorme para que grandes conquistas possam ser realizadas. Uma série que fala sobre perseverança, atitude e que muito poder mental podem te levar a lugares antes inimagináveis. Série simplesmente imperdível para os amantes de esportes de uma maneira geral. É preparar a pipoca e maratonar esta grande obra!

Diogo Hubner

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *