Esta pandemia trouxe para nosso dia a dia situações que nunca imaginamos ter que conviver e com isso grandes desafios em todos os aspectos das nossas vidas: desafios de convivência, de saúde física e mental e muitos desafios no âmbito profissional.
Com tudo isso, a tecnologia ganhou um papel muito importante na vida das pessoas, sendo utilizada para aproximar as relações pessoais, promover entretenimento, oferecer aulas e cursos on line e possibilitar o trabalho de home office sem perda significativa de produtividade.
Quando analisamos o posicionamento de marcas, empresas e personalidades nas plataformas digitais, percebemos que aqueles que possuem uma estratégia digital estabelecida, com consistência na comunicação, conteúdos relevantes, layouts bem trabalhados e atenção às métricas de engajamento, tem se destacado e conseguido se manter próximo de seu público e de boas oportunidades de negócio mesmo neste período de transição e adaptação que estamos vivendo.
Podemos observar alguns exemplos claros de marcas e empresas que já tinham este canal bem trabalhado e conseguiram fazer uma transição com menos impacto ao negócio neste momento.
A plataforma de academias GymPass, que já tinha uma comunicação digital bem estabelecida e de repente se viu com toda sua rede de academias parceiras fechadas, conseguiu fazer uma transição de produto e minimizar os impactos em seu negócio. Lançou o “Em Casa Com GymPass”, com adesão 100% on line, dentro da mesma plataforma que ela já trabalhava, o usuário passa a ter acesso a aulas on line de mais de 600 academias e estúdios dos mais diversos segmentos. Uma maneira eficaz de continuar com seus usuários (com custo reduzido), continuar entregando a característica do seu produto, com uma infinidade de perfis de academias e consequentemente treinos muito diversificados, podendo passar por lutas, crossfit, Yoga, Funcional – 100% adaptados para treinos em casa para seus clientes escolherem diariamente (o que facilitará a manutenção de sua base de clientes na retomada) e ainda continua remunerando as academias parceiras ajudando a manter todo ciclo de seu negócio.
Nosso cliente, A Bliss, que é uma academia em Brasília, com perfil totalmente diferente do GymPass, preza o atendimento individualizado, o ambiente prazeroso da atividade física e tem foco total no aluno. A Bliss também já possuía uma conversa digital bem estabelecida, com plataformas bem atualizadas e lançou neste período o Bliss Home, produto 100% on line que também respeita sua principal característica e diferencial, treino individualizado, levando o personal trainner para dentro da casa do membro Bliss. O Bliss Home nasceu como adaptação neste período de quarentena e passa a ser um produto fixo dentro do portifólio Bliss.
Outra análise que podemos fazer, são as lojas de shopping, com os estabelecimentos fechados desde março, estão encontrando alternativas para venderem seus produtos através de delivery e vendas pelas mídias sociais. Claramente as lojas que já tinham esta proximidade com seus consumidores, com suas redes atualizadas e principalmente mantendo a conversa com seu público consumidor dentro do ambiente digital, largaram na frente e certamente conseguiram uma melhor performance de vendas e consequentemente tem minimizado o impacto deste período em seus negócios.
Fica o aprendizado que ter uma boa estratégica digital, com engajamento com seu público irá fazer a diferença na performance do seu negócio, seja em um período de desafios como o que estamos vivendo ou no momento que retomarmos a normalidade de nossas atividades e que seja em breve!