Não é novidade que o marketing digital já é prioridade dentro das estratégias das empresas e marcas e também faz parte dos pilares de comunicação de todos aqueles que pretendem se posicionar e principalmente ganhar relevância em suas áreas dentro do ambiente digital.

Estamos vivendo um momento de isolamento social, devido a epidemia do COVID-19 e o que podemos aprender com isso quando pensamos em marketing digital? Fica cada vez mais evidente que as empresas ou personalidades que já tinham um canal digital estruturado para se comunicar com seu público estão tendo mais facilidade em atravessar o período de distanciamento social, encontrando alternativas para seus negócios e para manter-se próximos e relevantes do seu público, minimizando assim os impactos em seus negócios.

Já as empresas que não tinham este canal desenvolvido estão tendo que correr contra o tempo para estruturar-se e encontrar o caminho digital para estar próximo do seu público com verdade, relevância e engajamento.

Neste texto vamos dar dicas sobre os 4 princípios básicos para começar esta comunicação:

1) Comunidade / Persona:

A marca / empresa / influenciador precisa traçar e ter muito claro com quem ela precisa se comunicar. Conhecer a fundo os detalhes destas personas, quem são, quais assuntos são relevantes para esta comunidade, que tipo de linguagem de comunicação é mais próxima? Enfim, entender profundamente seu público:
– Com quem vou falar?
– Quais são seus hábitos do dia a dia?
– Qual melhor momento para esta comunicação?
Quanto mais respostas você tiver sobre sua comunidade mas próximo a ela estará em cada comunicação.

2) Conteúdo / Atração

Este é um pilar muito importante para o sucesso de sua estratégia digital. Você já identificou detalhadamente o perfil do seu público e com isso entendeu que tipo de conteúdo será relevante e verdadeiro para eles. A definição do conteúdo ideal é importante para influenciadores e personalidades que pretendam gerar engajamento dentro de suas plataformas digitais e partir daí gerar negócios e é muito importante para as marcas e empresas que tem como objetivo inicial gerar vendas, está claro que as marcas com mais sucesso em vendas no ambiente digital geram muito conteúdo e assim se aproximam com verdade do seu público e a consequência desta relação é a venda. Então, tenha em mente as seguintes perguntas para te ajudarem a definir o que deve falar em suas plataformas digitais:
– Como devo abordar os conteúdos de maneira relevante?
– Com qual linguagem e frequência devo falar?
– Meu público consome o conteúdo vídeo? Artigos? Posts curtos?
– Quais são os temas que tem relação com meu negócio?

3) Comunicação / Engajamento

Este é um capítulo em frequente atualização pois as plataformas digitais possuem seus critérios específicos para alcance orgânico de conteúdo e cada uma delas tem uma estratégia ideal para impulsionamentos. Por isso uma agência de marketing digital pode fazer toda diferença no seu negócio.
A palavra chave aqui é ENGAJAMENTO. Já sei quem é meu público, já sei como, sobre e quando devo falar com ele, mas não estou conseguindo fazer com que minha mensagem veja vista. Para isto temos uma série de ferramentas que amplificam sua visibilidade no ambiente digital. Algumas dicas:
– Criar dentro do seu site: palavras chaves para que ele esteja bem ranqueado nas buscas orgânicas relacionadas aos temas da sua área de atuação. Isto pode ser um grande diferencial para seu negócio.
– Trabalhar as #hashtags de maneira estratégica nas plataformas de redes sociais para que seu conteúdo seja visto além da sua base de seguidores
– Definir as melhores ferramentas para ampliação da sua visibilidade no ambiente digital: Rd Station, Google My business, Linkedin, Links Patrocinados e impulsionamentos direcionados. Tudo isso através de uma estratégia detalhada considerando objetivos X budget.

4) Resultado / Métricas

Quando o assunto é estratégia de marketing de conteúdo, todos os esforços feitos pela empresa precisam ser mensuráveis. Tanto para e-commerce quanto para lojas físicas, o aumento nas vendas é o fator mais relevante, ainda que não seja o único.
Redes sociais, e-mail marketing, blogposts, e-books e similares têm indicadores-chave de desempenho (Key Performance Indicators – KPIs) que mostram se a estratégia apresenta resultados ou não. Em caso negativo, é necessário voltar à persona e iniciar um novo planejamento.
É sempre importante ressaltar que os pilares do marketing digital só produzem um efeito interessante quando são pensados em conjunto. Eles são, de modo geral, como uma cadeia que, quando bem executada, traz benefícios para a imagem da empresa.

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