A HISTÓRIA DE VANDERLEI CORDEIRO DE LIMA

 

Nascido em 1969, em Cruzeiro do Oeste, no Paraná. Filho de um casal de retirantes nordestinos, Vanderlei Cordeiro de Lima sequer poderia imaginar que um dia marcaria o seu nome na história. O nosso herói olímpico tinha o sonho de ser jogador de futebol na sua infância, mas quis o destino que ele seguisse carreira como maratonista.

Nem tudo veio fácil para ele: quando criança, vendia cana-de-açúcar para ajudar a sua família. Mas isso não o fez desistir dos estudos, muito pelo contrário, ele ia literalmente ia correndo de sua casa até a escola. Isso acabou chamando a atenção de um treinador que decidiu investir no atleta. Ninguém sabia naquela época, mas ali surgia um dos maiores corredores da história do atletismo brasileiro.

Em poucos anos, em 1988, Vanderlei já estava morando em São Paulo onde treinava em alguns clubes paulistas. Em 1994, ele começou a ganhar destaque com a conquista do 4º lugar na São Silvestre. A partir daí, diversas outras maratonas foram disputadas e conquistadas, como a Maratona de Reims, na França, e a Maratona de Tóquio

O primeiro título e o tão sonhado ouro vieram nos Jogos Panamericanos de Winnipeg, no Canadá, em 1999. Com direito a um segundo ouro suado nos Jogos Panamericanos de Santo Domingo, na República Dominicana, em 2003.

O título de herói nacional foi conquistado nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Na altura dos 35 km, Vanderlei foi atacado pelo ex-padre irlandês, Cornelius Horan, que o jogou para fora da pista. Ajudado pelo espectador grego Polyvios Kossivas, o brasileiro seguiu adiante e ainda teve estrutura para garantir um bronze que emocionou o mundo.

Como reconhecimento do seu esforço, o atleta foi condecorado com a medalha Pierre de Coubertin, a mais alta honraria esportiva-humanitária dada aos atletas e pessoas que demonstraram alto grau de esportividade e espírito olímpico durante os Jogos. Ao total, apenas 18 pessoas receberam essa medalha.

Depois de Atenas, Vanderlei se manteve como um dos maiores maratonistas do mundo. Em 2008 se destacou com outra grandiosa conquista: a criação do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima, em Campinas. Ele iniciou o projeto ao lado de seu técnico Ricardo D’Angelo, com o objetivo de ajudar jovens que passam por uma situação que ele conheceu bem na infância: ter a vontade de praticar esporte, mas não ter condições financeiras.

Obrigado por tudo, Vanderlei!
Você é um exemplo de ser humano para todos os brasileiros!

 

 

Para ficar por dentro do mundo do esporte nos acompanhe em nosso Instagram e Facebook.

Volte para a página inicial.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *