A equipe brasileira encerra neste domingo (1º), sua participação pela quarta edição consecutiva na liderança do quadro de medalhas, batendo recorde com a melhor campanha de um país dentre todos os Jogos Parapan-Americanos.

A equipe brasileira somou 124 ouros, 99 pratas e 85  bronzes, resultando mais do que o dobro da delegação do Estados Unidos, que encerrou em segundo lugar. Além disso, superou o México na edição disputada em casa, em 1999, que havia conseguido 307 medalhas no total – 121 ouros, 105 pratas, 81 bronzes.

O Brasil veio para a capital peruana com a maior delegação da história: 513 pessoas e 337 atletas e acompanhantes, já sendo um dos favoritos para o primeiro lugar do quadro de medalhas. Ainda no último dia, o país encerrou com 3 bronzes, 2 pratas e 4 medalhas de ouro, sendo a última do ciclista Lauro Chaman.

Dentro de tantas conquistas, o destaque desse Jogos Parapan-Americanos de Lima, foi o nadador pernambucano Phelipe Rodrigues, que conquistou oito pódios, sendo sete medalhas de ouro e uma de bronze.

O próximo Jogos Parapan-Americanos será disputado em Santiago, no Chile, em 2023.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *