O adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio eram invetiváveis devido as circunstâncias que estamos vivendo. A pandemia do COVID-19 foi responsável também por interferir diretamente nos maiores eventos esportivos do mundo com cancelamentos e adiamentos que jamais poderíamos imaginar!
Até esta Segunda-Feira (30/03), não tínhamos datas definidas para os Jogos, mas, nesta manhã, recebemos o anúncio do comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, que informou quando serão realizadas as competições:
Os jogos Olimpicos serão disputados entre 23 de Julho e 8 de agosto de 2021.
Já os Jogos Paralímpicos, serão entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro.
“Com este anúncio, estou confiante de que, trabalhando juntos, podemos vencer este desafio sem precedentes. Atualmente, a humanidade encontra-se num túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos podem ser a luz no fim túnel”, escreveu o presidente do COI, Thomas Bach, aos membros da entidade.
Além disso, no fim de semana, os organizadores confirmaram que os mais de 6 000 atletas já classificados para a Olimpíada (entre eles 178 brasileiros) manterão suas vagas para a disputa do ano que vem.
Este número de atletas confirmados seria maior com os torneios pré-olímpicos, que seriam realizados no primeiro semestre de 2020. Devido as mudanças repentinas, os critérios para definir essas últimas vagas podem ser alterados nos próximos meses. Uma possibilidade que já foi levantada é a utilização dos rankings mundiais e resultados de competições já finalizadas, como os Jogos Pan-Americanos.
Por fim, o que podemos concluir é que essa foi a melhor decisão tomada para o bem dos atletas e até mesmo dos torcedores. Se as datas não fossem adiadas, provavelmente nós teríamos uma queda significativa no desempenho desses profissionais, afinal, eles também foram afetados e estão impossibilitados de realizar os seus treinamentos de forma efetiva.
Tudo isso servirá para garantir uma melhor preparação, tanto física como psicológica por parte de todos.
Vale lembrar que a possibilidade de cancelamento dos Jogos não foi discutida em nenhum momento, segundo o COI. Está será a quarta vez que uma Olimpíada não ocorre na data prevista. As outras três, Berlim-1916, Tóquio-1940 e Londres-1944, não foram realizadas devido às Guerras Mundiais.
A História se repetiu mais uma vez devido à pandemia, mas, assim como no passado, nós vamos passar por isso!

 

Para ficar por dentro do mundo do esporte nos acompanhe em nosso Instagram e Facebook.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *