O choro de Son Heung-min no final do jogo contra o México pela fase de grupos da Copa do Mundo da Rússia foi uma das imagens mais marcantes do mundial. O jogador travou nos últimos meses uma batalha contra o tempo para evitar o serviço militar obrigatório da Coréia do Sul.

No último sábado, todos os olhos, estavam voltados para Jacarta na Indonésia, mais precisamente para a final dos Jogos Asiáticos entre Coréia do Sul e Japão. Essa era uma das últimas oportunidades de Son Heung-min conseguir evitar o alistamento. Son foi convocado e escalado por conta desse propósito, já que a competição era sub23.

Em jogo duro e decidido apenas na prorrogação, a equipe de Son levou a melhor e venceu o Japão por 2×1, com gols de Lee Seung-woo e Hwang Hee-chan, ambos foram com assistência do jogador do Tottenham. A glória do título fez com que o jogador do Spurs se consagrasse como parte da história do esporte sul-coreano, liberando o atleta do serviço militar do pais, um dos mais duros do mundo.

Caso a Coréia do Sul não tivesse vencido o torneio, Son teria que abrir mão da carreira de jogador profissional e de sua trajetória na Premier League para servir ao exército durante 2 anos. Isso porque, no país, os homens precisam servir ao exército por esse período, e o alistamento precisa ser concluído até que eles façam 28 anos, idade que Son completará no ano que vem.

Para atletas, é possível conseguir isenção através de honraria expressiva estipulada pelo governo, como a medalha de ouro nos Jogos Asiáticos ou figurar entre os três primeiros colocados da Copa do Mundo ou nas Olímpiadas.
Son já tinha tido outras oportunidades de evitar o alistamento. A primeira foi nos jogos Olímpicos de Londres, em que a Coréia ficou a medalha de bronze, porém, naquele ano o jogador havia pedido dispensa para focar em sua carreira no Hamburgo.

A segunda oportunidade foi os Jogos Asiáticos que a Coréia do Sul sediou em 2014, mas seu clube Bayer Leverkusen não liberou ele na época. Depois veio os Jogos Olímpicos do Rio e a Copa do Mundo da Rússia, mais duas oportunidades perdidas.

Agora aliviado, Son volta para a Inglaterra para se integrar ao Spurs e focar nos campeonatos que se seguem. O Tottenhan está em 5º na tabela do inglês, com 3 vitórias e uma derrota.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *